Publicado em 25/07/2023
Qualidade de ponta a ponta!
O que é Qualidade para você? Para a maioria, ela está atrelada à expectativa e necessidades de alguém que compra um produto ou serviço, isto é, o custo-benefício de algo. Quando trazemos essa pergunta para o ambiente industrial, a qualidade vai muito além de ser somente um indicador de que algo é bom ou compensatório.
O Supervisor da Qualidade da Ibiporã, Fernando Moraes, explica que “na visão da empresa, entende-se que o compromisso com a qualidade é fundamental, desde o desenvolvimento dos produtos até a prestação de serviços em sua rede. A Política da Qualidade da Ibiporã é o alicerce de sua abordagem, pois serve como um guia para os colaboradores da empresa, fornecendo diretrizes claras sobre os padrões de qualidade que devem ser alcançados. Além disso, a empresa investe em processos de controle de qualidade rigorosos, monitorando cada etapa da produção para garantir que os produtos finais estejam em conformidade com os padrões exigidos.”
Na Ibiporã e em muitas empresas, a Gestão da Qualidade é dividida em Controle da Qualidade e Garantia da Qualidade e ambas tem suas diferenças, tanto no processo quanto na entrega. O Controle da Qualidade (também chamado de CQ) atua no produto final, naquilo que o cliente vai receber ao pagar. Já a Garantia da Qualidade (GQ) trabalha em todo o processo industrial, a fim de garantir que todas as etapas de fabricação sigam suas normas e padrões.
“O Controle da Qualidade desempenha um papel crucial na empresa. Dentre os profissionais responsáveis por essa função, destacam-se os Inspetores de Qualidade que atuam ativamente em setores como recebimento de materiais, de solda, pintura, linhas de montagem, acabamento, além dos inspetores dimensionais.
A Ibiporã também possui profissionais dedicados à Garantia da Qualidade. Essas pessoas têm como responsabilidade a implantação e manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) conforme a norma ISO 9001:2015, elas realizam treinamentos para conscientizar os colaboradores sobre o SGQ e a Política da Qualidade da empresa, gerenciam e acompanham programas de auditorias, elaboram e revisam manuais, procedimentos, instruções de trabalho e especificações técnicas. Além disso, eles monitoram os indicadores de desempenho e buscam constantemente a melhoria contínua da qualidade”, ressalta ainda o Supervisor.
Recentemente aplicamos — em todo o nosso parque industrial — frases e mensagens sobre o que é a qualidade, para que além dos colaboradores, visitantes também saibam e entendam o seu significado, que é algo que vai além dos papéis, desenhos técnicos, políticas ou processos e isso vem de encontro com “a importância de manter um compromisso contínuo com a qualidade, mesmo após a entrega do produto. Uma das maneiras pelas quais a Ibiporã avalia a satisfação do cliente é através da metodologia NPS (Net Promoter Score), um indicador amplamente reconhecido que mede a lealdade e satisfação do cliente. Essa métrica fornece uma visão geral do desempenho da empresa em termos de qualidade e satisfação do cliente, permitindo que a equipe identifique áreas de melhoria e tome medidas corretivas. Além do NPS, a Ibiporã também utiliza de pesquisas de feedback e visitas in loco ao clientes para entender suas necessidades e expectativas”, finaliza Fernando Moraes.
Tudo isso que apresentamos é apenas uma parte bem resumida de como a nossa empresa atua em seu processo fabril e explica que a qualidade da Ibiporã não é somente um discurso clichê, mas sim, uma realidade comprovada pelos nossos clientes espalhados por todo o Brasil.